Essa eu tinha que contar, gente. Logo saberão que terá valido a pena ler este post. Um rapaz, trajado à caráter e acompanhado de um cinegrafista, se apresentou como repórter do programa humorístico CQC e, literalmente, fez a festa na Câmara Municipal de Campinas (SP), na terça (3 de setembro). A cara de pau foi tamanha, que ele chegou a entrevistar alguns vereadores e gravou passagens pelos corredores do Legislativo campineiro, sem qualquer dificuldade.

Terno e gravata, óculos escuros, microfone com logotipo do programa. Tive informação de que até mesmo o carro que eles utilizaram para entrar no estacionamento da Câmara estava adesivado com logo da BAND (emissora de TV que veicula o programa). Credenciais, certamente não tinham, mas isso não foi problema já que ninguém deve ter pedido.

Mais Médicos

Ouvi dizer que assessores de outro gabinete também desconfiaram e descobriram o golpe, mas vou contar como foi meu contato com o digníssimo rapaz. Na noite anterior e na manhã daquele dia, ele, que se identificou como “repórter da Band”, telefonou para o gabinete do vereador que eu assessoro, dizendo que queria marcar entrevista para falar sobre o “Programa Mais Médicos”. Como eu não estava, a secretária lhe deu meu celular para que ele falasse diretamente comigo.

Não me ligou. Intrigada, telefonei para a BAND Campinas e perguntei aos colegas se algum deles tinha me ligado, mencionei o nome que o “repórter” havia deixado: Adalex. Não tinha ninguém com este nome na equipe. Eis que logo em seguida a figura adentra no gabinete, escondendo o logo no microfone, mas quando disse que tinha ligado na BAND Campinas acabou revelando que, “na verdade”, era do CQC. Questionei, então, do porquê de terem escolhido Campinas para repercutir um assunto nacional. Respondeu que a Produção tinha enviado algumas equipes para variadas cidades com esta pauta.

Engasgada

Ok, pedi, então, seus contatos (telefone e e-mail) para que eu pudesse retornar sobre a possibilidade da entrevista. “Adalex” me forneceu um celular via Rádio (Nextel). Pra confirmar, perguntei se o DDD era 11, já que o Programa é produzido em São Paulo. Foi aí que o descolado “repórter do CQC” deu uma engasgada, seguida da desculpa esfarrapada de que a produção era de Campinas. Pedi também, mas ele disse que não tinha, telefone e e-mail da produção em São Paulo, para que eu acrescentasse ao meu mailing. O rapaz desconversou e foi saindo de fininho.

Ah, já quase certa de que se tratava de engodo, liguei na BAND São Paulo, aonde me passaram o telefone da Produção do CQC. Em contato com eles, confirmei que não tinham enviado nenhuma equipe para Campinas naquele dia e também não mantinham nenhuma Produção na cidade. Confirmado o golpe, saí pra dar uma volta pelas dependências da Câmara na tentativa de reencontrá-los, mas já tinham ido embora, claro.

No dia seguinte, soube que, questionado por meio do telefone que deixou comigo, o rapaz alegou que estaria fazendo um teste “secreto” para o CQC, cuja produção estaria planejando mudanças e novas contratações para a equipe. Tá, tão secreto que acho que só ele mesmo sabe disso.

Jornalista

Também soube que o rapaz foi identificado como ex-aluno da PUC-Campinas, recém formado em Jornalismo. Aí, fica a curiosidade sobre este episódio “interessante”. Suponhamos que fosse verdade a “justificativa” dele, por que não se apresentou e falou o que pretendia? Eu e creio que vários colegas não lhe negariam acesso aos vereadores para fazer o seu “teste”, pois que com frequência atendemos pedidos até mesmo de estudantes de Jornalismo. E se a “justificativa” for mentira, assim como a que pregou na Câmara, por qual motivo ele teria feito isso e como pretendia ou ainda pretende usar o material gravado?

E, pra finalizar, já que falamos de jornalista para jornalista, proponho aqui a reflexão: Mesmo que para os moldes bem humorados do CQC, você não acha que este novo colega faltou com a ética ao mentir sobre sua identidade e intenções? Abraço e boa semana!

Ah, quem quiser conferir o vídeo do CQC, o verdadeiro, sobre o Programa Mais Médicos, segue o link: http://bit.ly/15ACnNS

 

